Iwatani (legenda) nasceu na ala Meguro de Tóquio, Japão. Juntou-se o computador de software empresa Namco em 1977, onde começou sua carreira no negócio de videogames. Lá, ele surgiu com a idéia de um jogo chamado "Puck Man" e em 1980, ele, juntamente com programador Shigeo Funaki (舟 木 茂雄), um engenheiro dehardware, um designer de gabinete e Toshio Kai (甲 斐 敏夫) para som e música,terminou o jogo. Foi lançado ao público japonês em 22 de maio daquele ano, onde se tornou um enorme sucesso. Ele chamou a atenção de arcade-game fabricante Midway,que comprou os direitos dos Estados Unidos para o jogo e lançou o jogo em os EUA como "Pac-Man", por medo que as crianças possam desfigurar um gabinete de Puck-Man, alterando a P ''para' F '. Devido ao seu conceito inovador e continuando a popularidade internacional, é considerado como um dos de todos os temposvideogames clássicos. Iwatani retornou ao seu Pac-Man raízes em 2007 quando ele desenvolveu Pac-Man Championship Edition para a Xbox 360, que ele afirma é o jogofinal, ele irá se desenvolver. [1]
Iwatani passou a criar alguns jogos de vídeo, incluindo Rabble Libble, mas nenhum deles atingiu o montante de sucesso que Pac-Man fez. Ele foi promovido dentro das fileiras do Namco, chegando a ser responsável por supervisionar a administração da empresa. Em uma entrevista Ruptura VH-1 Jogo, Iwatani disse que não pessoalmentelucrar com a criação de Pac-Man, dizendo: "A verdade da questão é, não houverecompensa em si para o sucesso de Pac-Man. Fui apenas um empregado. não houve nenhuma mudança em meu salário, não há bônus, sem citação oficial de qualquer tipo."[2] Desde abril de 2005, ele foi ensinar o assunto de Estudos Character Design da Universidade de Osaka de Artes como professor visitante. Iwatani deixou Namcomarço 2007 para se tornar um professor em tempo integral na Universidade Politécnica de Tóquio [3].
Iwatani passou a criar alguns jogos de vídeo, incluindo Rabble Libble, mas nenhum deles atingiu o montante de sucesso que Pac-Man fez. Ele foi promovido dentro das fileiras do Namco, chegando a ser responsável por supervisionar a administração da empresa. Em uma entrevista Ruptura VH-1 Jogo, Iwatani disse que não pessoalmentelucrar com a criação de Pac-Man, dizendo: "A verdade da questão é, não houverecompensa em si para o sucesso de Pac-Man. Fui apenas um empregado. não houve nenhuma mudança em meu salário, não há bônus, sem citação oficial de qualquer tipo."[2] Desde abril de 2005, ele foi ensinar o assunto de Estudos Character Design da Universidade de Osaka de Artes como professor visitante. Iwatani deixou Namcomarço 2007 para se tornar um professor em tempo integral na Universidade Politécnica de Tóquio [3].
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